quarta-feira, 18 de março de 2009

Um pouco de Brasil


Pela primeira vez estive visitando a maravilhosa capital de nosso país. Fui para meros assuntos pessoais que aqui não convém ficar falando. (vá até meu fotolog e fique íntimo dessa história)
Você imagina, as pessoas moram num país que é governado por um ex militante do MST e não conhece a casa do cara? Isso não pode ficar assim! Fui de perto conferir o Palácio da Alvorada e entender até onde podemos chegar se realmente quisermos. Porque o cara, É O CARA! Veio de baixíssimo e chegou à capital, hoje é considerado (pelos governantes lá de fora) um dos presidentes mais carismáticos. Mas ele é mesmo, sempre sorrindo, com uma piadinha sem graça e um inglês invejável (traduzido pela sua tradutora de plantão), pelo menos ele nem se arrisca no "portunhol" pra não fazer feio.
Mas vamos falar de Brasília, uma cidade de terra vermelha, que começou a existir em 1956 e foi finalmente inaugurada em 1960 (acreditem, Brasília só tem 49 anos!!) pelo ilustríssimo JK. Planejada no formato de uma avião (Plano Piloto), a cidade está dividida em Asa Sul e Asa Norte, as placas, para quem não está acostumado, são quase impossíveis de entender, e as ruas não tem nomes de presidentes nem de alguém importante, mas sim, simplesmente, a localização aonde ela se encontra no mapa da cidade.
Há também o que chamam de Cidades Satélites, que são pequenos espaços envolta do avião, elas foram construídas para habitar os construtores enquanto a obra da cidade não ficava pronta, hoje, as cidades satélites são como chamamos aqui no Rio, subúrbios, que estão também separados em zona norte e sul.
Quando Brasília estava sendo construída, vários pessoas, que iam contra a obra, diziam que as terras vermelhas de lá jamais dariam fruto e que não nasceria nem capim naquele clima seco, mas ao contrário do que pensavam, Brasília é muito bem conservada naturalmente e tem plantações de milho e soja que são exportadas para o mundo todo. Além de sua área urbana ser ampla e verde!
Sua arquitetura é mundialmente conhecida e assinada por Oscar Niemeyer. Prédios com uma incrível estrutura, transformam toda a cidade em Cartão Postal, podendo aproveitar cada canto para uma boa foto!
Existem vários lugares para ver, fotografar, admirar e meditar.
O Palácio da Alvorada - residência do Presidente da República
A Praça dos Três Poderes - onde fica localizado o prédio do Congresso Nacional, Palácio da Justiça, o Supremo Tribunal Regional, o Palácio do Planalto e as famosas estátuas dos Candangos.
Santuário de Dom Bosco - uma igreja linda de vitrais azuis, iluminada de dia pela luz de fora e à noite por um único e gigantesco lustre de cristal.
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Aparecida - um dos monumentos mais famosos, lá pode ser encontrada a cruz usada na primeira missa da cidade e sua forma redonda faz uma palavra se transformar em um incrível eco!
Memorial JK - museu que mostra a história e tragetória do presidente Jucelino Kubitschek. Mineiro foi expulso da cidade que criou e depois ganhou um dos museus mais bem vistos do país.
Foi uma experiência incrível! O clima é realmente seco e temos dificuldade de respirar pois a altitude é de 1.100m.
O céu é lindo e as nuvens formam algodões fofos e com desenhos pra ficar admirando.
RECOMENDO!!!

Um comentário: